Cinco dicas para adotar a tendência urban jungle na sua casa

28.02.2020

Por algum tempo, ter inúmeros vasos de plantas e flores em casa como nossas avós caiu em desuso. Felizmente, de uns anos para cá ressurgiu forte a tendência de decorar com plantas, tanto ambientes externos quanto os internos. O movimento ganhou até um nome: urban jungle, que consiste em decorar utilizando vários tipos de folhagens. Para saber sobre este movimento e outras tendências relacionadas ao uso de plantas e flores, conversamos com uma especialista no assunto, a paisagista e designer floral Selma Sopper Espanhol, do Espaço Verde. Selma dá dicas preciosas para quem quer se conectar com a natureza por meio das plantas.

 

1.Vasos de vários tamanhos

Para estar em sintonia com o urban jungle, floresta urbana em tradução livre, as plantas podem ser dispostas em agrupamentos de vasos de tamanhos variados, criando um jogo de alturas e volumes em suportes de chão e hangers (suportes de teto) de materiais diversos. “A tendência é a utilização de materiais como ferro e madeira para os suportes de chão e fios naturais, couro e corda para os hangers”, afirma Selma.

 

2.Misture as espécies

Misture sem medo. A natureza ajuda e você não precisa ter receio de misturar folhagens de texturas diferentes (rugosas e lisas), formatos diferentes (folhas longas, finas ou arredondadas) e com cores e desenhos variados. “Isso cria uma diversidade, deixando um visual interessante.”

3.Samambaia retrô

Em meio a tanta tecnologia e uma rotina tão agitada, as plantas trazem calma e aconchego, algo que as pessoas buscam no dia a dia. Por isso, há na decoração um saudosismo no ar. Segundo Selma, há um retorno da moda de utilizar plantas com uma pegada vintage, como samambaias e outras folhagens com cara de casa de vó.

 

4.Plantas desidratadas

Outra grande tendência é a decoração com flores e folhagens desidratadas, trazendo o espírito natural para dentro de casa. Arranjos com vários tipos de flores e folhagens secas, usados em vasos de cerâmica, vidro ou madeira, em mesas e aparadores dão um toque rústico à decoração. Também utilizadas em guirlandas e quadros com flores prensadas, essas plantas reforçam o estilo boho e vintage. “Estes materiais combinam muito bem com cores neutras, com tons terrosos e também com o living coral, a cor do ano eleita pela Pantone”, arremata a designer floral.

 

5.Ar puro em casa

Plantas purificam o ar e trazem frescor para o ambiente, proporcionando mais qualidade de vida. Além disso, elas nos lembram diariamente da beleza dos detalhes que a natureza é capaz de produzir, um descanso para os olhos e um aconchego para a alma. Não deixe de incluir as plantas na sua casa!

 

Compartilhe:

Posts recentes

  • 05.03.2020
    Aprenda uma cheese cake de doce de leite
    Utensílios modernos de cozinha vão do forno à mesa facilitando a vida e deixando os ali...
    Leia Mais
  • 06.02.2020
    Drinks refrescantes com Lukinhas Siqueira
    Verão pede mar, piscina, muita água e… drinks refrescantes. Para variar aquela tulipa d...
    Leia Mais
  • 09.12.2019
    Passo a passo para inovar na mesa de Natal
    O Natal é uma data tradicional , mas a mesa nem sempre precisa ser. Com criatividade e ...
    Leia Mais
  • 30.04.2019
    Cinco dicas para tornar o café do dia a dia mais gostoso
    Preferência nacional, o café é uma bebida obtida a partir da torra e moagem de grãos. T...
    Leia Mais