Cinco dicas para tornar o café do dia a dia mais gostoso

30.04.2019

Preferência nacional, o café é uma bebida obtida a partir da torra e moagem de grãos. Talvez por isso ele sugira tantas possibilidades de sabor, intensidade e blends (misturas). Quem não gosta daquele aroma dominante pela casa, a fumacinha saindo da xícara pela manhã? Ou mesmo uma pausa para uma pequena xícara de café durante o dia?

Em se tratando de café, a maioria de nós não só aprecia como também aprendeu a fazer, como uma tradição de família ou com a ajuda de máquinas de café de última geração. A barista e consultora de cafés Rafaela de Almeida dá algumas dicas para um “up” no café nosso de cada dia, no mês em que se comemora o Dia Internacional do Café (14 de abril).

  1. Não guarde o pó de café na geladeira. Esse é um hábito antigo cuja intenção era conservar o produto. Porém, segundo Rafaela, a oscilação de temperatura tira a intensidade do sabor.

 

  1. Quando for passar um café simples, no coador de tecido ou papel, não ferva a água. A água em estado de fervura queima o pó deixando o café amargo. Tire a água do fogo antes de as bolhas grandes começarem a subir. Com a água quente molhe o filtro antes de colocar o pó. O filtro umedecido vai absorver melhor o pó de café, tornando a filtragem mais uniforme.

 

  1. Escolha seu método de coagem tento em vista que quanto mais longo o processo, mais intenso o sabor. A moka, conhecida como cafeteira italiana, é uma boa opção para a casa. Rafaela também sugere as máquinas de café expresso domésticas, que moem os grãos na hora. Há ainda muitas boas opções de cafeteiras elétricas, algumas com filtros laváveis, mais sustentáveis, pois evitam o descarte dos filtros de papel.

 

  1. A qualidade e diversidade do pó de café encontrado nos supermercados melhorou bastante nos últimos anos. Observe a região de origem do café – Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e interior do Paraná distribuem os melhores cafés do país. Já é possível encontrar com facilidade o café em grão ou recentemente moído de boa procedência. Você pode misturar cafés de regiões distintas criando seus próprio blend, mais intenso ou suave, conforme o gosto.

  1. Faça do café um ritual, com uma mesa posta caprichada. Para um cappuccino de “respeito”, misture ao café leite cremoso e cacau em pó. Sirva com um bolo simples em um belo prato de porcelana. Sobre colocar algum tipo de adoçante, a barista pondera: “o correto é tomar o café do jeito que você gosta”, afirma.

Compartilhe:

Posts recentes

  • 23.10.2020
    Home Wedding: cerimônia intimista é opção para quem deseja casar na quarentena
    Conheça os detalhes dessa celebração aconchegante e super romântica  Com senso de fa...
    Leia Mais
  • 15.10.2020
    5 dicas para preparar o brunch perfeito 
    Evento é opção certa para quem busca uma reunião de amigos com clima intimista e requin...
    Leia Mais
  • 05.10.2020
    Primavera: a estação das mesas floridas chegou
    A época mais colorida do ano inspira composições surpreendentes  A chegada da primav...
    Leia Mais
  • 05.03.2020
    Aprenda uma cheese cake de doce de leite
    Receita do chef Robson Caffaro é fácil e deliciosa Utensílios modernos de cozinha vão ...
    Leia Mais