Mesa de Páscoa sem segredo

03.04.2019

Das datas comemorativas do ano, a Páscoa, assim como o Natal, é uma ocasião de confraternização e união. Em seu significado mais profundo, Páscoa é renascimento. Por isso, criar com requinte de detalhes a mesa do domingo pascal é um carinho e tanto para com a família e amigos. Apaixonada por uma casa bem decorada, a colunista e empresária Nadyesda Almeida Bonet acabou tornando a arrumação de mesas um rico material para o seu Instagram. Nadyesda tem predileção especial pela Páscoa, por isso nos ajuda nas dicas de arrumação da mesa para esta refeição tão simbólica.  

Tenha em mente que estilo de decoração quer seguir, se mais rústica, clássica, contemporânea, infantil entre outros.  

A ideia é deixar os elementos em harmonia usando a criatividade. Quando não se quer deixar a mesa muito infantil – iconografia da Páscoa já é bastante lúdica –, uma sugestão é ir para o clássico e colocar apenas alguns elementos de Páscoa junto com o jogo de jantar e as taças de cristal. Podem ser porta-guardanapos, coelhinhos de porcelana ou ovos de chocolate.  “Não pode faltar pelo menos um item que remeta à Páscoa”, diz Nadyesda.  

Harmonize as cores. A Páscoa tem tudo a ver com candy colors, aqueles tons claros de rosa, amarelo e azul. A toalha ou jogo americano branco torna tudo ainda mais delicado. Outra ideia é eleger tons fortes como o vermelho misturado com branco – remetendo ao coelhinho – ou o verde com o laranja – da cenoura.  

Flores são boas opções para uma composição mais clássica. Mas como a ideia desta mesa é a do compartilhamento, os arranjos não devem ser muito altos para que não atrapalhem a comunicação entre as pessoas. Se quiser algo mais contemporâneo, tente arranjinhos com alecrim, que é superaromático e ainda pode ser usado como tempero. 

Faça seu acervo de Páscoa. Atualmente é possível encontrar muitas opções de peças em porcelana e outros materiais que remetem à Páscoa. O interessante é que são enfeites e até utilitários que podem ser guardados de um ano para outro. “Aos poucos vamos aumentando essa cultura aqui”, observa Nadyesda.  

Lembre-se da espontaneidade. Mesmo que você passe horas organizando e decorando a mesa de Páscoa, é muito importante que ela tenha a sua personalidade. Por isso, a empresária sugere misturar itens novos com coisas que tenha guardado, até mesmo as peças antigas da vovó ou da mãe. “Se tiver tudo novo e combinando fica sem graça”, diz. 

Para finalizar, enfatize o espírito dessa celebração com vinho e pão – que é o símbolo do compartilhamento. “O que tem que prevalecer mesmo é o prazer em dividir uma refeição com os entes queridos”, afirma Nadyesda.  

Compartilhe:

Posts recentes

  • 05.03.2020
    Aprenda uma cheese cake de doce de leite
    Utensílios modernos de cozinha vão do forno à mesa facilitando a vida e deixando os ali...
    Leia Mais
  • 28.02.2020
    Cinco dicas para adotar a tendência urban jungle na sua casa
    Por algum tempo, ter inúmeros vasos de plantas e flores em casa como nossas avós caiu e...
    Leia Mais
  • 06.02.2020
    Drinks refrescantes com Lukinhas Siqueira
    Verão pede mar, piscina, muita água e… drinks refrescantes. Para variar aquela tulipa d...
    Leia Mais
  • 09.12.2019
    Passo a passo para inovar na mesa de Natal
    O Natal é uma data tradicional , mas a mesa nem sempre precisa ser. Com criatividade e ...
    Leia Mais