Cor e criatividade nas mesas de verão

08.02.2019

É verão! E nada é mais gostoso para entrar na atmosfera descontraída e divertida dos dias quentes – e, porque não, das noites longas – do que uma refeição em torno de uma linda mesa. A designer de imagem e professora de etiqueta à mesa Claudia Piantini observa que a comida tem de provocar encantamento, mas louças, taças, flores, ervas e muita criatividade também entram nas dicas.

Planejar é preciso

Seja um jantar mais formal ou um simples café da manhã com os hóspedes da casa de praia, planejar é o primeiro passo para que a mesa esteja perfeita. Identificado o lugar da refeição – beira mar, beira da piscina, varanda, jardim -, estipule o cardápio: se serão pratos leves, se haverá quentes, peixe, apenas frios e saladas, etc.

Harmonize as cores

Parta de cores que você goste e irá usar na ocasião, e estabeleça uma cartela cromática do evento. Segundo Claudia, há mais de 150 combinações possíveis entre as cores. “Para eventos mais formais, o ideal é fazer algo monocromático ou selecionar duas ou três cores em tons sobre tons”, explica a designer de imagem. Para eventos mais informais, as cores podem ser as análogas. Exemplo: se a toalha for azul, as flores, sousplats, copos e pratos podem ser em tons de lilás ou rosa. “Agora, se você planeja uma refeição com bastante alegria, demonstre essa descontração usando cores complementares como verde com  vermelho, laranja com azul e lilás com amarelo”, sugere.

Sustentável é cool

Com os recursos naturais se esgotando você pode dar sua contribuição até na sua mesa de verão. Utilize as flores da época para compor arranjos. Quando a ocasião permitir, utilize guardanapos de papel – a indústria disponibiliza itens de ótima qualidade. Claudia também sugere trocar flores por pequenos vasos de temperos que podem ser utilizados na refeição. “Você pode sugerir ao convidado colher manjericão, tomilho, orégano, salsinha e outras ervas frescas direto para o prato”, indica a designer.

Proporção é importante

Sobre as flores, é importante dar preferência às pequenas e médias. Flores e folhagens muito grandes são para banquetes e mesas extensas. E cuidado com o cheiro da flor, pois muitas plantas têm uma presença tão forte no ambiente que podem prejudicar o paladar.

“O jasmim é um exemplo de uma flor linda com um cheio que pode incomodar”, comenta Claudia.

Exiba sua criatividade

Se você tem um estilo criativo pode usá-lo para arrasar na mesa de verão. Cláudia dá um exemplo: “Se a mesa é para oito lugares, você pode colocar sete pratos de uma cor e apenas um de outra cor com toalha branca. O resultado é superinteressante”, diz. Seguindo esta linha, porque não servir a salada de frutas em copos de coquetel ou o suco na taça de espumante? “Não precisamos ser tão rígidos sempre”, afirma.

Agora é abrir o armário, tirar suas louças preferidas e combinar com as aquisições queridinhas da estação. E lembre-se sempre de colocar uma bela cesta de pães, não importa qual seja a refeição, este é o alimento que simboliza o compartilhamento. Bom apetite!

Redes Claudia Piantini

www.claudiapiantini.com.br

@claudiapiantini

Compartilhe:

Posts recentes

  • 05.03.2020
    Aprenda uma cheese cake de doce de leite
    Utensílios modernos de cozinha vão do forno à mesa facilitando a vida e deixando os ali...
    Leia Mais
  • 28.02.2020
    Cinco dicas para adotar a tendência urban jungle na sua casa
    Por algum tempo, ter inúmeros vasos de plantas e flores em casa como nossas avós caiu e...
    Leia Mais
  • 06.02.2020
    Drinks refrescantes com Lukinhas Siqueira
    Verão pede mar, piscina, muita água e… drinks refrescantes. Para variar aquela tulipa d...
    Leia Mais
  • 09.12.2019
    Passo a passo para inovar na mesa de Natal
    O Natal é uma data tradicional , mas a mesa nem sempre precisa ser. Com criatividade e ...
    Leia Mais