Símbolos de natal!

05.12.2017

O Natal, como expressão de fé e cultura, possui diversos símbolos, por meio dos quais a comemoração ganha ainda mais significado. Embora esses elementos estejam presentes na época de Natal em praticamente todos os lugares do mundo, nem todo mundo conhece seus verdadeiros significados. Listamos aqui alguns símbolos principais:

– Papai Noel: inspirado na história do arcebispo São Nicolau, um velhinho que costumava ajudar de forma anônima com presentes a quem precisava, lançando moedas de ouro e presentes pelas chaminés das casas.

– Estrelas de Natal: simbolizam a estrela que indicou o local de nascimento de Jesus para os Três Reis Magos. Sempre foram vistas como “bússolas naturais” das pessoas, pois indicavam as direções e sentidos. A estrela significa o brilho e luz de Deus nas vidas dos fiéis, iluminando o caminho.

– Árvore de Natal: um dos maiores símbolos natalinos, possui vários significados. Um deles é que o formato triangular da árvore conífera, representaria a santíssima trindade e as folhas do pinheiro a eternidade de Jesus. A árvore é também símbolo da vida, nascimento, crescimento e união. O costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que tinham os druidas de decorar carvalhos com maçãs douradas e também de antigos camponeses que acreditavam que ter árvores dentro de casa traria prosperidade e deixar presentes embaixo dela seria uma maneira de agradecer à mãe natureza por mais um ano de colheita.

– Guirlanda: geralmente usada na porta de entrada e feita de folhas verdes, é símbolo de proteção. Já era costume no antigo Egito, na entrada dos templos; na antiga Roma para atrair saúde e na índia para das boas-vindas aos visitantes e proteger a casa de má sorte.

– Meias de Natal: embora pouco conhecida no Brasil, a tradição é comum na Europa e América do Norte. Um antigo conto deu origem à prática: três meninas com necessidades financeiras teriam deixado suas meias para secar perto da lareira em uma noite de Natal e o Papai Noel, sabendo do caso, deixou moedas de ouro em cada meia para ajudá-las.

– Sinos: Com o dever de anunciar algo, o sino na decoração de Natal é símbolo da anunciação da chegada do Natal e nascimento do menino Jesus. Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era.

– Luzes e velas: simbolizam Jesus como “a luz do mundo”. Muito usadas antes da descoberta da energia elétrica, as velas estavam associadas à luz divina.

– Presentes: simbolizam também a entrega dos presentes dos Três Reis Magos a Jesus, além do presentes anônimos deixados por São Nicolau. Dar presentes aos amigos e pessoas queridas é uma forma de desejar boa sorte e prosperidade. Trocar presentes no início do ano era prática comum em muitos povos e representa solidariedade e bondade humana.

Além dos contextos históricos, o que conta é o significado pessoal e familiar de cada tradição! Conheça a linda seção de enfeites e produtos natalinos da Bergerson Presentes para deixar o seu lar ainda mais pronto para receber as festas de final de ano, além da seleção de presentes de até R$ 150 para quem você ama!

Compartilhe:

Posts recentes

  • 05.03.2020
    Aprenda uma cheese cake de doce de leite
    Utensílios modernos de cozinha vão do forno à mesa facilitando a vida e deixando os ali...
    Leia Mais
  • 28.02.2020
    Cinco dicas para adotar a tendência urban jungle na sua casa
    Por algum tempo, ter inúmeros vasos de plantas e flores em casa como nossas avós caiu e...
    Leia Mais
  • 06.02.2020
    Drinks refrescantes com Lukinhas Siqueira
    Verão pede mar, piscina, muita água e… drinks refrescantes. Para variar aquela tulipa d...
    Leia Mais
  • 09.12.2019
    Passo a passo para inovar na mesa de Natal
    O Natal é uma data tradicional , mas a mesa nem sempre precisa ser. Com criatividade e ...
    Leia Mais