História do Panetone

16.11.2017

Tradicional por todo o mundo, o famoso Panetone de Natal não falta nas celebrações desta data comemorativa. Pouco se sabe, porém, sobre a história e origem do doce e hoje trazemos uma das lendas sobre a criação do Panetone. Existem várias, mas a mais conhecida se passou na Itália.

Essa história conta que um jovem padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).

Segundo outra variação da história, o panetone teria sido inventado na corte de Ludovico, o Mouro, na véspera do Natal, entre os anos de 1494-1500. Conta a lenda que o Natal era uma grande festa celebrada com grandes banquetes e, em um deles, a sobremesa que havia sido preparada queimou ao ser assada. Um dos empregados da cozinha, chamado Antonio, havia preparado uma massa com sobras de ingredientes que pretendia levar para sua casa, mas, sem outra opção, ofereceu sua massa para servir como sobremesa para a corte. De acordo com a lenda, a sobremesa foi tão apreciada que Ludovico quis saber como se chamava a iguaria. Como o empregado Antonio disse que não tinha nome, Ludovico resolveu chamá-la de “Pani de Toni”, dando origem ao nome.

Atualmente, além das versões tradicionais, o Panetone é vendido também com variações com chocolate, doce de leite, etc. Qual a sua preferida?

A Bergerson Presentes convida a você a aproveitar o que o Natal tem de melhor: sirva os panetones no prato e bandejas temáticas e encante seus convidados com a decoração que selecionamos para deixar seu final de ano ainda mais inesquecível!

Compartilhe:

Posts recentes

  • 05.03.2020
    Aprenda uma cheese cake de doce de leite
    Utensílios modernos de cozinha vão do forno à mesa facilitando a vida e deixando os ali...
    Leia Mais
  • 28.02.2020
    Cinco dicas para adotar a tendência urban jungle na sua casa
    Por algum tempo, ter inúmeros vasos de plantas e flores em casa como nossas avós caiu e...
    Leia Mais
  • 06.02.2020
    Drinks refrescantes com Lukinhas Siqueira
    Verão pede mar, piscina, muita água e… drinks refrescantes. Para variar aquela tulipa d...
    Leia Mais
  • 09.12.2019
    Passo a passo para inovar na mesa de Natal
    O Natal é uma data tradicional , mas a mesa nem sempre precisa ser. Com criatividade e ...
    Leia Mais