Chef Thais Domingues

09.11.2017

  1. Quando surgiu sua paixão por cozinhar?

Desde pequena, vendo minhas avós italianas cozinharem, me interessava pelo assunto. Quando visitava uma casa diferente, ia direto ler livros de receitas ou aprender algo novo na cozinha. Nasci com esta paixão, de comer e cozinhar. A comida une as pessoas e até hoje é a minha maneira de demonstrar afeto. Cansei de errar, e esta é a melhor maneira de aprender! Por isso gosto de encorajar as pessoas a se arriscarem e se aperfeiçoarem sempre.

  1. Quais itens não podem faltar em sua cozinha?

Em primeiro lugar um sal e pimenta de qualidade, moídos na hora. Esta é a base para qualquer prato.  Depois precisamos de uma faca adequada e bem afiada e uma tábua grande. Outros utensílios práticos que utilizo muito são: ralador, pinça de carne, espátula e fouet.

  1. Poderia indicar algum livro de receitas que seja especial para você?

Para as crianças: Juju na cozinha do Carlota (autores: Carla Pernambuco e Pinky Wainer). Para os adultos: 15 minutos e pronto! (autor: Jamie Oliver)

  1. O que diria para quem não tem prática na cozinha e quer começar?

Nunca tenha medo de errar. Existem alguns segredinhos bem simples que podem ser descobertos em conversas com amigos da área, lendo e assistindo a alguns programas de TV. Comecem com algo simples e seguindo receitas. Aprendam a combinar temperos e aos poucos vocês estarão criando pratos maravilhosos! E principalmente: não desanimem errando, pois todos os chefs já erraram (e erram) muito.

  1. Quais os seus pratos preferidos?

Em geral gosto de comidas rústicas e bem servidas. Acredito que o sucesso de um prato depende de ingredientes de qualidade. Gosto muito de comida grega e espanhola. Ingredientes que sou fã são trufas e queijo de cabra!

  1. Algum prato que não te apeteça?

Entendo o valor de foie gras mas pessoalmente não gosto do sabor e textura.

  1. O que você mais aprecia na culinária brasileira?

É difícil escolher apenas uma coisa, acho a nossa culinária fantástica e muito criativa. Temos que valorizar o que é nosso, apoiar os fabricantes locais e orgânicos. No Paraná, temos pupunha de excelente qualidade, pinhão e banana da terra.  No Nordeste, sou apaixonada por mandioca, coentro e azeite de dendê… e por aí vai!

Na minha opinião devemos utilizar e consumir sempre ingredientes frescos e da estação, pois eles estarão mais saborosos, nutritivos e baratos. Temos um ótimo clima no Brasil para cultivo de frutas e verduras e devemos valorizar as cores e sabores disponíveis.

  1. Quais chefs te servem de inspiração?

Chuck Hughes, Jamie Oliver, Buddy Valastro, Rita Lobo, Celso Freire, Manu Buffara, Helena Rizzo.

  1. Pode dividir conosco algum mito e um segredo da culinária?

Mito: cozinhar bem depende de ingredientes “sofisticados”. Cada vez mais, os Chefs utilizam ingredientes simples e considerados de “segunda” para nos provar que menos é mais. O importante é a qualidade dos ingredientes (sendo eles “simples” ou “sofisticados”). Pessoalmente, gosto de utilizar poucas especiarias em cada prato e utilizo as técnicas clássicas e milenares de cocção.

Segredo: Quando viajar, sempre pergunte às pessoas do local o que elas gostam de comer e experimente, se arrisque sem medo. Isso nos enriquece em cultura, criatividade e paladar.

  1. O que levou em consideração ao montar o menu dessa aula show?

Fiz um menu bem prático. Também trabalho na área administrativa de uma empresa e entendo que no dia-a-dia, não temos um longo tempo para dedicar aos hobbies culinários. Para fazer todo o menu, um casal leva em torno de 30 minutos e os ingredientes são bem fáceis de encontrar. Espero que gostem e aproveitem!!

Compartilhe:

Posts recentes

  • 05.03.2020
    Aprenda uma cheese cake de doce de leite
    Utensílios modernos de cozinha vão do forno à mesa facilitando a vida e deixando os ali...
    Leia Mais
  • 28.02.2020
    Cinco dicas para adotar a tendência urban jungle na sua casa
    Por algum tempo, ter inúmeros vasos de plantas e flores em casa como nossas avós caiu e...
    Leia Mais
  • 06.02.2020
    Drinks refrescantes com Lukinhas Siqueira
    Verão pede mar, piscina, muita água e… drinks refrescantes. Para variar aquela tulipa d...
    Leia Mais
  • 09.12.2019
    Passo a passo para inovar na mesa de Natal
    O Natal é uma data tradicional , mas a mesa nem sempre precisa ser. Com criatividade e ...
    Leia Mais